sábado, 29 de março de 2014

Proposta de Intervenção

Proposta de Intervenção

  1. Título – tema escolhido.

Aprender brincando também é aprendizado.


  1. O objetivo da proposta.

·         Desenvolver e aprimorar autonomia, concentração e atenção nas atividades;
·         Aprender de acordo com suas limitações e habilidades;
·         Estabelecer parceria com colegas de classe e professor.

  1. Quem serão os participantes.

Professores, alunos e coordenador pedagógico.

Escola Estadual Educador Paulo Freire.

Alunos contemplados: Mateus Matias Alves e Jennifer Caroline Santos
6º ano.

  1. O desenvolvimento da atividade. Detalhe como ela será desenvolvida, o tempo previsto para seu desenvolvimento e os materiais que serão utilizados.

Mediante as diversas dificuldades em como adaptar atividades aos alunos com deficiência intelectual desenvolvi um projeto na sala de recursos que abrange tanto a aprendizagem nos atendimentos, quanto em sala de aula.
Em primeiro momento desenvolvi junto com o coordenador pedagógico e com os professores uma caixa volante de atividades lúdicas, onde contempla diversas áreas como: alfabetização, operações matemáticas, desenhos, gráficos, entre outros. Nessa caixa tem diversos tipos de materiais que é possível adaptarem com diferentes conteúdos trabalhados dentro da sala de aula. Quebra-cabeças de países e estados, jogos de cartas, bingos, memória, cruzadinhas com letras e sílabas, números móveis, dominós, tabuada móvel, lápis de cor, canetinha, giz de cera, tesoura e cola, entre outros.
Em segundo momento aproveitar essa estratégia diferenciada para explicar a todos os alunos sobre a questão das diferenças, das limitações, habilidades e diversidade. Estimular todos os alunos a ajudarem os alunos incluídos na série a desenvolverem a atividade juntos.
O tempo de duração é de 4 semestres, fazendo alterações de materiais, porém com o mesmo objetivo.


  1. Quais resultados esperados.

·         Permanência em sala de aula, com maior tempo de concentração;
·         Estratégia diferenciada, porém aprendizagem igual;
·         Comportamento menos agitado;


·         Interação e inclusão.

Um comentário:

  1. Mediante a essa intervenção, estamos desenvolvendo um trabalho de conscientização e também de sensibilização em todas as salas de aula. Uma sugestão de vídeo para passar para a garotada é:
    http://portugalglorioso.blogspot.com.br/2014/02/cordas-o-melhor-filme-de-animacao.html

    Um videozinho bem simples que mostra muita coisa legal.

    ResponderExcluir